sábado, 3 de maio de 2008

Os Meninos da Mente Inovadora

Durante a aula de matemática na 2° série do ensino fundamental no Tabor, projeto social da Igreja Católica em uma favela na zona Leste de São Paulo, a professora Margareth Aparecida Andrade de Souza, pediu aos alunos para ajudarem aqueles com dificuldades na resolução da atividade. Letícia da Silva, de 08 anos, tentava explicar para Taiane de Souza, de 07. “Preste atenção. Você não está utilizando o método do semáforo”.
A mensagem de Letícia é simples: pare e leia o enunciado com cuidado antes de resolver o problema.
Faz um mês que a disciplina “mente inovadora” começou a ser ministrada no Tabor e o jogo do semáforo é um dos primeiros conteúdos. “Os alunos estão mais atentos e verifiquei avanços, principalmente em matemática”, afirma Margareth.
O novo método foi desenvolvido em Israel, cujo objetivo é ensinar a criança a pensar. Apesar dos recursos limitados, o Tabor faz parte de um grupo ainda seleto de escolas que adotaram o novo método. Entre as instituições, estão escolas tradicionais de São Paulo.
A “mente inovadora” usa como instrumentos de ensino jogos inspirados principalmente no xadrez e na filosofia.
Por meio de jogos os professores trabalham com crianças e adolescentes temas e habilidades que são cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
Os jogos estimulam autoconfiança, cooperação e até uma certa competição.
Muitos colégios estão preocupados com conteúdo especifico visando ao vestibular, principal parâmetro de avaliação do sucesso dos alunos.
As empresas, no entanto pedem cada vez mais pessoas flexíveis, equilibradas, que saibam trabalhar em equipe e tenha capacidade de liderança.
Os jogos fazem com que o aluno desenvolva raciocínio lógico, avalia as probabilidades, traça sua estratégia e controlar a impulsividade e ter disciplina.
A “mente inovadora” é inspirada nas terias do educador judeu romeno Reuven Feuerstein que, defende que toda pessoa é capaz de desenvolver a inteligência desde que devidamente estimulada, ou seja, inteligência também se “aprende”.
O aprendizado está longe de ser apenas decorar, avalia e desenvolver o raciocínio é importante para a criança administrar e selecionar o excesso de informação às quais estão expostas atualmente.
O processo é lento, por isso seria impraticável oferecer a tecnologia da “mente inovadora” para empresários, por causa da falta de disponibilidade de tempo. No entanto, utilizando o método em crianças, estamos preparando a “matéria-prima” para o futuro, ou seja, iniciando a formação de um empreendedor de sucesso.

Fonte: Jornal Valor Econômico; Eu & Fim de Semana, pág. 08; sexta-feira e fim de semana, 2,3 e 4 de maio de 2008; ano 9, numero 1998.